Hub Regional da África Austral
O Hub Regional da África Austral foi criado para colmatar uma lacuna na coordenação das respostas aos desafios da advocacia, política, implementação, investigação e vigilância das doenças não transmissíveis e lesões na região. A África Austral é uma região prioritária para melhorar os cuidados de saúde para as doenças não transmissíveis graves devido à sua elevada proporção de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza.
O Ruanda, o Malawi, a Libéria e o Haiti implementaram o PEN-Plus antes do lançamento da Rede e estão a expandir o programa a nível nacional. Moçambique, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué abriram clínicas e locais de formação do PEN-Plus em hospitais rurais em 2023 e estão a desenvolver planos operacionais para a expansão nacional. A República Democrática do Congo concluiu a sua análise da situação e os seus planos para a definição de prioridades.
O Hub Regional da África Austral está sediado na Universidade Eduardo Mondlane, que também acolhe o Co-Secretariado de Moçambique da Rede.
Objectivos do Hub Regional
Estabelecer abordagens regionais para a advocacia, investigação e implementação que conduzirão a modelos de expansão regional para a prestação integrada de intervenções prioritárias.
Reforçar os esforços em curso das comissões nacionais para implementar as recomendações da Comissão Lancet e fazer avançar as iniciativas estratégicas da Rede.
Apoiar o início e a expansão nacional das clínicas PEN-Plus e dos locais de formação na África Austral.